Bancos oferecem contas sem tarifas

Bancos poderão oferecer aos seus clientes o serviço de conta para movimentação exclusivamente por meios eletrônicos, sem cobrança de tarifas. Além disso, há mudanças quanto aos cartões de crédito, cujo envio sem solicitação do cliente passa a contrariar normas do BC. Saiba mais. 

A partir de hoje (1º), os bancos poderão oferecer aos seus clientes o serviço de conta para movimentação exclusivamente por meios eletrônicos, sem cobrança de tarifas. 

A isenção vale para quem utilizar apenas a internet, caixa eletrônico e celular, por exemplo, para acessar sua conta. 

Segundo o Banco Central, cabe à instituição financeira decidir se irá ou não oferecer esse tipo de serviço para seus clientes. 

Elas poderão cobrar apenas a tarifa de cadastro para início de relacionamento, mas somente no caso de novos correntistas. 

Se o cliente precisar, no entanto, utilizar um meio não-eletrônico, como guichê de caixa, correspondente bancário ou atendimento telefônico (com auxílio de telefonista), terá de pagar as tarifas previstas hoje para a prestação desses serviços. 
 

CARTÃO DE CRÉDITO

Algumas mudanças na área de cartões de crédito também entram em vigor nesta terça. A partir de agora, o envio de cartão sem solicitação do cliente passa a infringir as normas do BC. As empresas de cartões também ficam obrigadas a cancelar o cartão a pedido do cliente imediatamente. 

Hoje, há um acordo entre órgãos de defesa do consumidor e bancos, que fizeram uma autorregulamentação para acabar com esses tipos de prática. Agora, as proibições ganham um reforço, pois passam a ser normas do BC. A obrigação de enviar um contrato ao consumidor também fica regulamentada. 

Há ainda outras mudanças na área de cartões previstas para este ano. 

Conforme divulgado em novembro do ano passado, a partir de 1º de junho, os bancos só poderão cobrar cinco tipos de tarifas de seus clientes: anuidade, emissão de 2ª via, saque em dinheiro na função crédito, pagamento de contas e avaliação do limite de crédito do cliente. Atualmente são cerca de 80 tarifas. 

A mudança só vale para cartões emitidos a partir de 31 de maio deste ano. Cartões emitidos antes disso só terão que obedecer às novas normas a partir de 1º de junho de 2012. 

Outra mudança atinge o pagamento mínimo da fatura mensal do cartão de crédito --opção para quem utiliza o crédito rotativo oferecido pelo banco. A partir de 1º de junho, esse mínimo terá que ser de pelo menos 15% do montante a ser pago. A partir de 1º de dezembro de 2011, esse limite mínimo sobe para 20% do total da fatura. 

Atualmente não há nenhum limite, embora normalmente o pagamento mínimo seja de 10% do total. 

Fonte: Folha Online 
 

SAIBA MAIS:

- Pagamento mínimo do cartão será de 15% 
 

FALE CONOSCO 

você tem problemas relacionados ao neste texto? Fale conosco, podemos ajudar. Nós estudaremos seu caso, podendo representar-lhe perante o Poder Judiciário ou órgãos relacionados aos Direitos do Consumidor, defendendo os seus direitos. Saiba mais sobre as nossas atividades em Direito do Consumidor. Você também pode ver assuntos relacionados, lendo nossos Artigos ou Notícias sobre esta área de atuação. Saiba, também, em quais localidades podemos atuar em seu favor, aqui. Aproveite e receba o nosso boletim ou cadastre-se em nosso website
 

Avaliar Conteúdo
Sem avaliações