Silvio Santos vende Panamericano para BTG Pactual

O empresário Sílvio Santos decidiu nesta segunda-feira vender o Banco PanAmericano para o banco de investimento BTG Pactual, do empresário André Esteves. Saiba mais. 

Em reunião encerrada na noite desta quarta-feira, as partes chegaram a um acordo sobre o valor negócio; vencendo as resistências do apresentador, que discordava do preço. O BTG acertou um pagamento de 450 milhões de reais por 37,64% do capital social da instituição (51% das ações ordinárias e 21,97% das preferenciais). Com isso, passará a deter o controle da empresa junto com a Caixa Econômica Federal (CEF), que possui 36,6% das ações. Será realizada ainda uma Oferta Pública de Aquisição de Ações (OPA) aos minoritários nas mesmas condições oferecidas ao acionista controlador pelo preço de 4,89 reais por ação.  

O sócio do BTG Pactual José Luiz Acar Pedro será o novo CEO do PanAmericano, que terá atuação independente. A nova unidade, segundo comunicado do banco de investimento, inaugura uma quarta linha de negócios do grupo – as outras três são ‘investment banking’, ‘asset management’ e ‘wealth management’ – voltada para a distribuição de produtos e crédito para o varejo (ao consumidor e a empresas). Segundo o BTG, a transação reforça ainda sua parceria com a CEF; que, a propósito, assinou acordo de cooperação por meio do qual adquirirá direitos creditórios e aplicará em depósitos interfinanceiros do PanAmericano.  

A presidenta da CEF, Maria Fernanda Ramos Coelho, a parceria com o BTG dá sequência à estratégia da instituição de crescer no mercado de crédito. “Para a Caixa, a sociedade com o BTG Pactual manterá as condições patrimoniais que a fizeram adquirir 49% do controle acionário das ações do PanAmericano, decisão fundamentada na evidência de complementariedade e potencial de negócios comuns entre as duas instituições", afirmou em nota.  

Em pronunciamento aos jornalistas, o Sílvio Santos reiterou que não terá de arcar mais com nenhuma dívida e que suas outras empresas não estão envolvidas na operação. “Nada do que é meu está mais à venda – nem o SBT, nem o Jequiti, mais nada”, declarou. O empresário aproveitou ainda para mandar um recado aos acionistas: “Meu banco não causou prejuízo a ninguém, nem aos clientes, nem aos acionistas. Aqueles que sofreram com desvalorização dos ações, agora, com certeza, vão ter recuperação”, destacou. “O BTG Pactual é uma instituição muito competente. Vocês podem continuar a comprar ações do PanAmericano”, acrescentou. 

Avaliar Conteúdo
Sem avaliações