Aeronautas e aeroviários anunciam paralização

Terminou agora há pouco no TST a audiência de conciliação entre aeroviários (pessoal de terra), aeronautas (embarcados) e empregadores. Não houve um acordo entre empregadores e empregados. 

Como consequência, as categorias de trabalhadores vão realizar uma paralisação de 24 horas a partir das 23h do dia 22 de dezembro, mantendo apenas 20% do atendimento. 

São Paulo, Dezembro - 2011: Conforme noticiamos no início do mês (Férias: vai de avião? Então preste atenção!), funcionários do setor aéreo têm o dia 1º de dezembro como data base para reajuste salarial e pleiteavam 13% de reajuste, enquanto as empresas ofereciam apenas 3%. 

No curso da audiência, as categorias concordaram com um reajuste de 7%, desde que o valor do vale-refeição e da cesta básica fosse majorado em 10%, o que contou com a concordância das empresas. A tentativa de negociação falhou porque as empresas aéreas acenaram com um reajuste de 6,17% (correspondente à variação do INPC), o que representa uma diferença de 0,83 ponto percentual em relação ao pleito dos trabalhadores. 

Em relação à paralisação, o Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA), afirmou que não há um plano alternativo para garantir a normalidade no atendimento dos passageiros das companhias aéreas no caso de greve. 

Os sindicatos, por sua vez, se comprometeram a manter 20% dos trabalhadores, mas esse índice pode ser alterado pelo TST a qualquer momento, em função da importância do transporte aéreo em um país com dimensões continentais e da época do ano. 

Independentemente da promessa de paralisação, os trabalhadores tentarão nos próximos dias chegar a um acordo com as empresas aéreas. Se o impasse prevalecer, a questão poderá ser julgada, de forma liminar, no plantão do Tribunal Superior do Trabalho (TST), que começa na terça-feira (20). 
  
  Fonte: TST


 

 

FALE CONOSCO 

Problemas com Direito do Consumidor? Fale conosco, podemos ajudar. Nós estudaremos seu caso, podendo representar-lhe perante o Poder Judiciário ou órgãos relacionados aos Direitos do Consumidor, defendendo os seus direitos. Você também pode ver assuntos relacionados, lendo nossos Artigos ou Notícias. Saiba, também, em quais localidades podemos atuar em seu favor, aqui. Aproveite e assine ao nosso boletim mensal ou cadastre-se em nosso website
 

Avaliar Conteúdo
Sem avaliações