Sancionada lei que inclui proteção ao patrimônio de novo cônjuge ou companheiro de devedor de pensão alimentícia. A mudança traz hipóteses de impenhorabilidade e foi proposta há quase dez anos. Saiba mais.
Foi sancionada nesta segunda-feira a inclusão em lei de dispositivo para proteger o patrimônio do novo cônjuge ou companheiro de devedor de pensão alimentícia. A mudança foi proposta (PLS 273/2005) há quase dez anos pelo senador José Maranhão (PMDB-PB).
O texto modifica a Lei 8.009/1990, que traz as hipóteses de impenhorabilidade do bem de família, definido como o imóvel residencial do casal, com suas benfeitorias, equipamentos e móveis. Entre as exceções a essa proteção, estão os casos de dívidas alimentícias, ou seja, de valores referentes a pagamento de pensão.
A alteração na lei visa consolidar entendimento já adotado pelos tribunais para proteger o novo cônjuge do devedor. O último relator do projeto na Câmara, deputado Betinho Gomes (PSDB-PE), esclareceu que a medida não impede a penhora dos bens.
- Ficará resguardada a parcela da alienação judicial relativa à parte do bem que caiba ao devedor, mas não à outra parte, que cabe ao novo cônjuge - disse o deputado, após a aprovação do projeto na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara (CCJC), em maio.
Fonte: Agência Câmara
LEIA MAIS SOBRE O ASSUNTO:
Artigos:
- Pensão Alimentícia: Direito de Receber e Dever de Pagar
- A Pensão Alimentícia e o Novo Código de Processo Civil
- Alimentos Gravídicos: Obrigação do Futuro Pai
- Alimentos Avoengos: Quando os Avós são Responsáveis Pela Pensão
- Hipóteses de revisão ou exoneração de pensão alimentícia
Notícias:
- Avós podem assumir pensão se pais não tiverem condições
- Pai que ganha pouco pode ter pensão reduzida se filho pode trabalhar
- Tribunal autoriza protesto de dívida alimentícia
- Marido não é previdência
- Avós só devem pagar pensão quando comprovada a incapacidade do pai
- Alteração em lei protege novo cônjuge em caso de penhora por pensão alimentícia
PROBLEMAS COM DIRETO DA FAMÍLIA E SUCESSÕES?
Você se enquadra em alguma das situações apontadas anteriormente ou possui alguma questão relacionada aos assuntos tratados aqui? Saiba: Nossos profissionais são capacitados para defender os seus interesses em Direito de Família, quer seja na esfera administrativa ou judicial e em qualquer instância. Veja como obter esclarecimentos adicionais sobre o assunto aqui, ou agende um atendimento para contratar nossos serviços. Você ainda pode ler mais sobre Direito de Família, além de Artigos e Notícias sobre o assunto. Aproveite para cadastrar-se em nosso website, ou assinar ao nosso boletim mensal. Saiba, também, em quais localidades podemos atuar em seu favor, aqui.