Empresa americana compra 60% de operadora de planos de saúde

Uma empresa americana vai adquirir 60% das ações de operadora de planos de saúde brasileira. 10% ficarão com os atuais controladores da empresa e os outros 30% serão negociados em oferta pública. Saiba mais.

São Paulo - UnitedHealth Group (UNH) e Amil Participações S.A. (AMIL3) anunciaram hoje uma associação entre elas. Segundo o comunicado divulgado pelas empresas, a UNH vai adquirir cerca de 90% das 359 milhões de ações da Amil ao preço de R$ 30,75 cada em duas etapas. Com a confirmação do acordo, as ações da Amil operam em forte alta na Bovespa. Na máxima do dia, os papéis subiram 15,77%. Nos EUA, as ações da UnitedHealth têm leve alta de 1,28%.

Após a aprovação dos órgãos reguladores brasileiros, esperada para ocorrer no quarto trimestre de 2012, a UnitedHealth Group adquirirá aproximadamente 60% do total de ações da Amil, parcela esta atualmente detida pelos acionistas controladores e membros da administração e, no primeiro semestre de 2013 realizará uma oferta pública (OPA) para adquirir os aproximadamente 30% detidos pelos acionistas minoritários. O valor total da operação deve ser de, aproximadamente, US$ 4,9 bilhões.

Edson Bueno e Dulce Pugliese, atuais controladores da Amil com 70% de participação, terão ainda 10% de participação na companhia, por pelo menos cinco anos. Bueno também investirá 470 milhões de dólares em ações da UNH e deverá mantê-las por cinco anos também. Além disso, ele continuará no cargo de presidente do conselho de administração e CEO da Amil, assim como os principais executivos da empresa, que continuarão em suas posições.

Antes de o negócio ser confirmado, o banco BTG Pactual adiantou na sexta-feira que a expectativa é de que com a confirmação, as ações da Amil sejam negociadas com um pequeno desconto por conta do custo de carregar os papéis até a efetivação da OPA.

Para a UnitedHealth, a associação deve representar um pequeno acréscimo em seu lucro por ação. No comunicado divulgado à imprensa, a empresa americana afirmou que espera que seu índice dívida/capital cresça temporariamente para 36%, mas que deve retornar a níveis inferiores à 35% até o final do segundo trimestre do ano que vem.
 

Setor de saúde

No setor de saúde, outras empresas também negociam em alta. A Dasa (DASA3), empresa de diagnósticos, chegou a subir 7,69% na máxima do dia, negociada a 14 reais. A Tempo Participações (TEMP3), que presta serviços de seguro saúde e planos odontológicos, chegou a subir 8,4%, com seus papéis sendo negociados a 3,99 reais. As ações do laboratório Fleury (FLRY3) seguem a tendência do setor e sobem 1,36%. A Odontoprev (ODPV3), maior provedora de planos odontológicos, também negocia em alta, e chegou a 6,26% na sua máxima do dia.

Fonte: Exame
 

Atualização:

Após 10 anos, a UnitedHealth Group optou por vender a Amil novamente, devido aos prejuízos crescentes da carteira de planos individuais e a questões antitruste, mas vem encontrando dificuldades.

A UnitedHealth já havia aceitado pagar para um comprador assumir a carteira de planos individuais e até registrar uma perda na venda de toda a Amil, mas não recebeu propostas que considerasse atrativas, afirmaram as fontes.

A última delas envolvia a Dasa e a Bradesco Seguros, subsidiária do Bradesco. Mas com a queda de 44% das ações da Dasa neste ano, o financiamento do negócio parcialmente por meio de ações ficou menos viável.
 

PROBLEMAS COM DIREITO EMPRESARIAL?

Você ou sua empresa se enquadra em alguma das situações apontadas anteriormente ou possui alguma questão relacionada aos assuntos tratados aqui? Saiba: Nossos profissionais são capacitados para defender os seus interesses em Direito Empresarial, quer seja na esfera administrativa ou judicial e em qualquer instância. Veja como obter esclarecimentos adicionais sobre o assunto aqui, ou agende um atendimento para contratar nossos serviços. Você ainda pode ler mais sobre Direito Empresarial, além de Artigos e Notícias sobre o assunto. Aproveite para cadastrar-se em nosso website, ou assinar ao nosso boletim mensal. Saiba, também, em quais localidades podemos atuar em seu favor, aqui.
 

Avaliar Conteúdo
Sem avaliações