Cervejaria é processada por comercializar cerveja "batizada"

Cervejaria é processada em US$ 5 mi por comercializar cerveja “batizada”. Consumidores dizem que fabricante teria intensificado prática de adicionar água a bebidas após ser comprada por gigante belgo-brasileiro.  Entenda o caso.  

A AB-Inbev – resultado da fusão entre a Anheuser-Busch e a belgo-brasileira Inbev – responderá processo por cerveja adulterada.   

Consumidores afirmam terem sido enganados quanto à porcentagem de álcool exposta no rótulo das bebidas. A acusação menciona 10 marcas da fabricante - entre elas, a Budweiser, já comercializada no Brasil.     

Segundo a acusação, ex-funcionários da empresa informaram que após rigorosos testes de qualidade, havia uma suposta adição de água ao conteúdo, prejudicando o teor alcoólico.     

Esse tipo de procedimento teria ficado mais frequente após fusão da Anheuser-Busch com a belgo-brasileira Inbev - fruto da fusão entre a Interbrew e a brasileira Ambev.   

“Após a fusão, Anheuser-Busch acelerou vigorosamente as práticas enganosas, sacrificando a qualidade dos produtos da marca com objetivo de reduzir os custos”, afirma Josh Boxer, advogado da acusação em depoimento para a BBC.     
 

O outro lado

Procurada pela reportagem, a empresa afirma que “as alegações contra a Anheuser-Busch são completamente falsas” afirmam que ação judicial carece de embasamento. “Nossas cervejas respeitam plenamente a legislação referente à rotulagem de bebidas alcoólicas”, afirma o comunicado.     

A empresa aposta no aumento das vendas da Budweiser no Brasil e deverá investir R$ 3 bilhões neste ano para dobrar a produção local. Segundo a empresa, o produtos de maior valor agregado vêm ganhando mercado no país.     

Fonte: Exame.com


 

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