Cervejaria é processada em US$ 5 mi por comercializar cerveja “batizada”. Consumidores dizem que fabricante teria intensificado prática de adicionar água a bebidas após ser comprada por gigante belgo-brasileiro. Entenda o caso.
A AB-Inbev – resultado da fusão entre a Anheuser-Busch e a belgo-brasileira Inbev – responderá processo por cerveja adulterada.
Consumidores afirmam terem sido enganados quanto à porcentagem de álcool exposta no rótulo das bebidas. A acusação menciona 10 marcas da fabricante - entre elas, a Budweiser, já comercializada no Brasil.
Segundo a acusação, ex-funcionários da empresa informaram que após rigorosos testes de qualidade, havia uma suposta adição de água ao conteúdo, prejudicando o teor alcoólico.
Esse tipo de procedimento teria ficado mais frequente após fusão da Anheuser-Busch com a belgo-brasileira Inbev - fruto da fusão entre a Interbrew e a brasileira Ambev.
“Após a fusão, Anheuser-Busch acelerou vigorosamente as práticas enganosas, sacrificando a qualidade dos produtos da marca com objetivo de reduzir os custos”, afirma Josh Boxer, advogado da acusação em depoimento para a BBC.
O outro lado
Procurada pela reportagem, a empresa afirma que “as alegações contra a Anheuser-Busch são completamente falsas” afirmam que ação judicial carece de embasamento. “Nossas cervejas respeitam plenamente a legislação referente à rotulagem de bebidas alcoólicas”, afirma o comunicado.
A empresa aposta no aumento das vendas da Budweiser no Brasil e deverá investir R$ 3 bilhões neste ano para dobrar a produção local. Segundo a empresa, o produtos de maior valor agregado vêm ganhando mercado no país.
Fonte: Exame.com
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