Bancos são autuados por demora no atendimento

Procon-SP autua quatro bancos por demora no atendimento - Onze agências bancárias serão autuadas nesta sexta-feira pela Fundação Procon-SP devido à demora no atendimento aos consumidores.

As sanções foram aplicadas em agências do Santander, da Caixa Econômica Federal, do Banco do Brasil e do Bradesco.

Durante a fiscalização, o Procon-SP considerou a quantidade de guichês disponíveis, os caixas em funcionamento, a quantidade de consumidores na fila, a quantidade de terminais existentes e em operação no auto-atendimento e também a presença de funcionários para orientar a utilização desses equipamentos.

O monitoramento aconteceu em dias de pagamento e em dias de movimento normal. "É importante que o consumidor veja como está a situação quando aguarda em uma fila no banco: se há caixas em funcionamento e em bom número, se existem funcionários capazes de ajudá-lo a utilizar os caixas eletrônicos para questões simples e, principalmente, exigir que lhe seja entregue um comprovante desse tempo de espera, o que facilitará a denúncia aqui no Procon" afirma o diretor de fiscalização, Renan Ferraciolli.

A equipe de fiscalização monitorou 39 agências bancárias que foram alvo de reclamações registradas por consumidores.

Os bancos responderão a um processo administrativo, podendo, ao final, serem multados com base no artigo 57 do Código de Defesa do Consumidor. As multas podem chegar a R$ 6 milhões. As quatro instituições financeiras foram procuradas pela reportagem, mas ainda não comentaram a decisão do Procon-SP.

O consumidor que se sentir prejudicado pela demora no atendimento pode denunciar ao Procon-SP nos postos de atendimento pessoal dentro dos Poupatempo Sé, Santo Amaro e Itaquera. O telefone para contato é o 151.

 

PROBLEMAS COM DIREITO DO CONSUMIDOR?

Se você acredita que se enquadra em alguma das situações citadas anteriormente, ou possui alguma questão relacionada aos assuntos tratados neste conteúdo, saiba: você tem direitos e nós podemos ajudar: Nossos profissionais são capacitados para defender os seus interesses em Direito do Consumidor, quer seja na esfera administrativa ou judicial e em qualquer instância. Veja como obter esclarecimentos adicionais sobre o assunto aqui, ou agende um atendimento para contratar nossos serviços. Você ainda pode ler mais sobre Direito do Consumidor, além de Artigos e Notícias sobre o assunto. Aproveite para cadastrar-se em nosso website, ou assinar ao nosso boletim mensal. Saiba, também, em quais localidades podemos atuar em seu favor, aqui.
 

Evaluate Content
No votes yet