A juíza da 17ª Vara Cível de Natal, Renata Aguiar de Medeiros Pires, concedeu o pedido de tutela antecipada para determinar que a Capuche Empreendimentos Imobiliários Ltda efetue o pagamento dos alugueis de sete unidades habitacionais no valor de R$ 900,00, para cada uma, em favor dos proprietários dos terrenos onde estão sendo construídos dois empreendimentos da Capuche.
A quantia tem que ser paga até o 5º de cada mês, iniciando-se no mês de abril/2012, até a efetiva entrega dos imóveis. Na mesma ação, a magistrada indeferiu o pedido de tutela antecipada para determinar a indisponibilidade do terreno onde deverá ser construído os empreendimentos.
O autor da ação alega que firmou contrato de Permuta de Terreno Não edificado por área construída com torna pecuniária em 25 de maio de 2007 com a empresa, e que ficou acordado que o prazo começaria a decorrer a partir de 25 de julho de 2007 (data da expedição do alvará de construção) e que o prazo máximo para conclusão e entrega dos empreendimentos seria até 25 de agosto de 2010. Ele disse ainda, que até a presente data só foi entregue um dos empreendimentos.
“Analisando-se os fatos alegados e documentos anexados à inicial, verifica-se que as alegações da parte autora, no sentido de requerer o pagamento dos alugueis das unidades que já deveriam ter sido entregues, apresentam verossimilhança fundada em prova inequívoca, e que se a providência solicitada não for tomada de imediato, os autores sofrerão prejuízos irreparáveis ou de difícil reparação”, destacou a juíza.
Ainda segundo ela, não há nos autos qualquer prova de que a empresa encontra-se com problemas financeiros, e que apenas o atraso na entrega da obra, não significa que não haverá o cumprimento total do contrato. E que a concessão da tutela antecipada para o fim de se determinar a indisponibilidade do terreno acarretará prejuízos maiores e irreversíveis.
Processo: 0109236-32.2012.8.20.0001
FONTE: TJ-MG
SAIBA MAIS SOBRE OS DIREITOS DO CONSUMIDOR EM TRANSAÇÕES IMOBILIÁRIAS:
1 - Decidido a comprar o primeiro imóvel? Tome cuidado e tenha paciência.
2 - Imóvel na planta: o perigo mora ao lado
3 - Desistiu da compra do seu imóvel? Você tem direitos!
Especial DIREITO IMOBILIÁRIO - NOTÍCIAS
1 - CNJ recomenda CNDT em transações com imóveis
2 - Inquilino tem preferência na compra de imóvel
3 - Atraso na entrega de imóvel gera danos morais
4 - Construtora custeará aluguéis pela demora na entrega
5 - Comprador de imóvel enrolado assume riscos
6 - Filho poderá comprar imóvel com o FGTS do pai
7 - Comprador que desiste do imóvel deve ser restituído de forma justa
PRECISANDO DE AJUDA?
CONTRATOS - Todos nós sabemos que um contrato, quando mal redigido, pode causar diversos transtornos para os contratantes.É extremamente importante ter conhecimento jurídico especializado na hora de formalizar um contrato. Os trabalhos do escritório FRANCÊ Advogados na área contratual são direcionados para qualquer pessoa ou empresa que precise de contratos. Saiba mais, conheça nossos trabalhos com Contratos. Você também pode consultar um de nossos advogados.
IMÓVEIS - Nós do FRANCÊ Advogados estamos prontos para prestar-lhe Assessoria Jurídica na aquisição de seu imóvel. Com grande fluência em Cartórios, podemos conseguir os documentos de que você precisará em um curto espaço de tempo. Além disso, podemos prestar-lhe toda assistência necessária durante a fase de negociações. Saiba mais sobre nossas atividades em Direito Imobiliário e Certidões, ou consulte um de nossos advogados. Você também pode ler aos nossos Artigos e Notícias sobre Direito Imobiliário.