Novas regras para cancelamento de planos de saúde já estão valendo



Agora o consumidor vai encontrar menos dificuldades para cancelar o plano de saúde. As novas regras para suspensão do serviço já estão valendo e o consumidor poderá fazer o cancelamento total ou de algum dependente, de imediato. Saiba mais.

A partir de agora, o plano de saúde deverá cancelar imediatamente o contrato de planos individuais quando solicitado pelo cliente. O cancelamento poderá ser total ou de algum dependente.

Mas, a norma varia de acordo com o tipo de contrato: em caso de planos empresariais, o cliente deve comunicar a empresa o interesse pelo cancelamento, mas a interrupção do contrato poderá ser feita em até 30 dias.

Em planos de saúde coletivos por adesão, o cancelamento do contrato será feito quando o plano de saúde tiver o conhecimento do pedido.

O cliente também não será obrigado a permanecer no plano em caso de dívidas com a operadora. O cancelamento poderá ser realizado antes que a dívida seja quitada.

Em todos os casos, os pedidos de cancelamento com todos os detalhes devem ser enviados ao escrito para o consumidor.

Outra mudança são os canais de relacionamento. Agora eles são obrigatórios por telefone, pessoalmente e pela internet.

As novas regras preveem multas de 30 mil reais para as operadoras que não respeitarem as determinações. Qualquer reclamação deverá ser feita diretamente para a agência nacional de saúde, a ANS.

Fonte: Rádio Agência Nacional

 
 
 

FALE CONOSCO

Se você acredita que se enquadra em alguma das situações citadas anteriormente, ou possui alguma questão relacionada aos assuntos tratados neste conteúdo, saiba: você tem direitos e nós podemos ajudar. Nossos profissionais são capacitados para defender os seus interesses como consumidor, quer seja em na esfera administrativa ou judicial, em primeira e instâncias superiores. Além disso, atuamos em favor de pessoas físicas e jurídicas. Conte com o nosso suporte. Você pode  fazer uma consulta jurídica para esclarecer dúvidas ou agendar um atendimento para a contratação de nossos serviços. Aproveite e saiba mais sobre as nossas atividades em Direito do Consumidor, leia nossos Artigos ou Notícias sobre relações consumo e saiba os locais onde podemos atuar em seu favor.
 

 
 
 

Tags: 

Avaliar Conteúdo: 

Sem avaliações