Inspeção veicular poderá chegar a mais 124 municípios

A Promotoria de Justiça do Meio Ambiente de São Paulo obteve liminar que determina a implantação e a execução do programa de inspeção veicular em 124 municípios do Estado de São Paulo. Saiba mais.

A Promotoria de Justiça do Meio Ambiente de São Paulo obteve liminar que determina a implantação e a execução do programa de inspeção veicular em 124 municípios do Estado de São Paulo. De acordo com o órgão, as cidades deverão se adequar à nova regra dentro de um prazo de 180 dias.

Na ação civil pública, ajuizada em fevereiro, o Promotor de Justiça José Eduardo Ismael Lutti argumenta que o Estado tem a obrigação de implantar um programa de inspeção veicular abrangente, conforme previsão do PCPV (Plano de Controle de Poluição Veicular) publicado em 2012 pelo governo estadual.

De acordo com nota publicada pelo Ministério Público, a liminar torna obrigatória a implantação e ainda a execução "de programa de inspeção de emissões de gases e ruídos para toda a frota nos municípios das áreas saturadas, conforme previsto no PCPV". As áreas saturadas abrangem 124 municípios, entre eles Campinas, São José dos Campos, Santos, Sorocaba e todas as cidades do ABCD.

O Promotor ainda pede que em todo o Estado seja feita a inspeção em veículos a diesel.

Ao conceder a liminar pedida pela Promotoria, no último dia 16, o Juiz Thiago Massao Cortizo Teraoka, escreveu que "o perigo na demora é evidente, considerando que o meio ambiente saudável é requisito para a sobrevivência dos seres humanos, sendo que os mais idosos e crianças têm ainda mais dificuldades, com doenças respiratórias advindas da poluição".

Fonte: Folha

 

SAIBA MAIS:

PROBLEMAS COM DIREITO DE TRÂNSITO?

Você tem problemas com os documentos do seu automóvel ou habilitação? Nós podemos ajudar: Nossos profissionais são capacitados para defender os interesses e direitos de condutores e proprietários de automóveis em Direito de Trânsito, quer seja na esfera administrativa ou judicial e em qualquer instância. Veja como obter esclarecimentos adicionais sobre o assunto aqui, ou agende um atendimento para contratar nossos serviços. Você ainda pode ler mais sobre Direito de Trânsito, além de além de Artigos e Notícias sobre o assunto. Aproveite para cadastrar-se em nosso website, ou assinar ao nosso boletim mensal. Saiba, também, em quais localidades podemos atuar em seu favor, aqui.
 

Avaliar Conteúdo
Sem avaliações