Projeto Contra Especulação de Imóveis é Aprovado

Julho, 2010 - De São Paulo - Donos de imóveis vazios ou mal aproveitados que ficam a espera de valorização da região para vendê-los deverão pagar taxas para a prefeitura da Capital. É o que prevê o Projeto de Lei 458/09, de autoria do vereador José Police Neto (PSDB), que foi aprovado na Câmara Municipal de São Paulo com 45 votos favoráveis e nenhum contrário. O projeto propõe a cobrança progressiva de IPTU para imóveis inativos. A proposta aprovada, nesta terça-feira (29/6), segue para sanção do prefeito Gilberto Kassab.

De acordo com a Câmara, o objetivo é combater a especulação imobiliária de imóveis ociosos ou subutilizados que estão em zoneamento voltado para habitação, ou seja, imóveis situados em ZEIS 2 e 3 (Zona Especial de Interesse Social) e na Operação Urbana Centro.

“Foi um debate aprofundado para que o solo tenha função social, ou seja, para que o imóvel ocioso beneficie a população excluída”, justifica o vereador Police Neto, que é líder do governo na Câmara. O aumento poderá chegar a até 15%. Depois de cinco anos, a Prefeitura poderá desapropriar o imóvel e destiná-lo a cumprir função social.

Segundo dados do IBGE de 2000, há 400 mil imóveis vazios no centro expandido. Somente as ZEIS 3 da região central têm capacidade para abrigar 154 mil unidades para cerca de 600 mil pessoas.

"São Paulo será o primeiro município do país a regulamentar este instrumento previsto na Constituição Federal. Será uma forma de ter uma cidade mais justa e sustentável”, acredita Police. Com informações da Assessoria de Imprensa da Câmara da cidade de São Paulo.

 

FALE CONOSCO

Problemas com Direito Imobiliário? Nós podemos ajudar! Trabalhamos na defesa dos seus interesses, prestando toda assessoria jurídica necessária durante a aquisição ou locação do seu imóvel. Possuímos grande fluência e expertise em Cartórios, podendo conseguir os documentos necessários ao seu negócio em um curto espaço de tempo. Além disso, podemos assisti-lo durante toda a fase de negociações. Também atuamos na defesa de seus interesses no pós-venda, possuindo grande experiência em pedidos de reparação de danos por atraso na entrega e ações locaticias, entre outras. Saiba mais sobre nossas atividades em Direito Imobiliário e fique por dentro do assunto, lendo nossos Artigos e Notícias. E em precisando, fale conosco.
 

Avaliar Conteúdo
Sem avaliações