Inscrição indevida em serviços de proteção ao crédito gera dever de indenizar

Rede de ensino de âmbito nacional que inseriu o nome de contratante mãe de aluno, indevidamente, em serviços de proteção ao crédito (SPC/SERASA), deverá indenizar a contratante em Danos Morais. Acompanhe.
 

ESTÁ COM O NOME SUJO INDEVIDAMENTE? LEIA:
Está com o nome sujo indevidamente?

Em decisão unânime, a 5ª Câmara Cível negou provimento ao recurso de Apelação interposto por uma rede de instituições privadas brasileiras e de atuação em âmbito nacional, objetivando reforma de sentença proferida nos autos da Ação de Indenização por danos morais movida por D. G. dos R.

De acordo com os autos, o filho da apelada estudava em escola mantida pela apelante, razão pela qual mantinham contrato de prestação de serviços educacionais. A apelada alegou que sempre pagou em dia a mensalidade, estando adimplente.

Conta que ao tentar realizar o financiamento de um veículo, não obteve êxito, pois seu nome constava negativado incluso no SPC/SERASA, referente ao não pagamento de uma mensalidade à escola de seu filho. A apelada procurou a escola solicitando que desse baixa, mas não foi atendida.

O magistrado singular julgou procedente o pedido declarando a inexistência do débito e condenando a escola ao pagamento de indenização por danos morais no valor de R$ 5.000,00. A escola recorre da sentença visando à redução do valor indenizatório.

O relator do caso, Des. Sideni Soncini Pimentel, em seu voto explica “na quantificação do dano moral deve-se valer de critérios de razoabilidade, considerando-se não só as condições econômicas do ofensor e do ofendido, mas o grau da ofensa e suas consequências, para que não constitua a reparação do dano, em fonte de enriquecimento ilícito para o ofendido, mantendo uma proporcionalidade entre causa e efeito”.

Assim, o desembargador negou provimento ao recurso, mantendo a sentença de primeiro grau intacta.

Processo nº 0051856-73.2012.8.12.0001

Fonte: TJ-MS

 

PROBLEMAS COM DIREITO DO CONSUMIDOR?

Se você acredita que se enquadra em alguma das situações citadas anteriormente, ou possui alguma questão relacionada aos assuntos tratados neste conteúdo, saiba: você tem direitos e nós podemos ajudar: Nossos profissionais são capacitados para defender os seus interesses em Direito do Consumidor, quer seja na esfera administrativa ou judicial e em qualquer instância. Veja como obter esclarecimentos adicionais sobre o assunto aqui, ou agende um atendimento para contratar nossos serviços. Você ainda pode ler mais sobre Direito do Consumidor, além de Artigos e Notícias sobre o assunto. Aproveite para cadastrar-se em nosso website, ou assinar ao nosso boletim mensal. Saiba, também, em quais localidades podemos atuar em seu favor, aqui.
 

Avaliar Conteúdo
Sem avaliações