Cadeirinha é obrigatória a partir de hoje

Entra em vigor hoje a Resolução 277, que trata do transporte de crianças. A nova regra foi elaborada em maio de 2008 e publicada em junho de 2008, quando começou o prazo para adaptação dos usuários.

São Paulo, Setembro de 2010 – Entra em vigor hoje a Resolução 277, que trata do transporte de crianças. A nova regra foi elaborada em maio de 2008 e publicada em junho de 2008, quando começou o prazo para adaptação dos usuários.

A nova norma determina e regulamenta o transporte de crianças de até sete anos e meio em carros de passeio, vale em todo o país e a punição é de sete pontos na carteira mais multa de R$ 191,54.

Pais ainda têm muitas dúvidas sobre o assunto, mas devem saber que existe um tipo de acomodação específico para cada faixa etária da criança, devendo, também, levar em consideração o tipo de segurança oferecido pelo seu automóvel. Vejamos:
 

Tipos de Assentos para cada faixa etária:

Crianças com até um ano de idade somente podem ser transportadas no bebê conforto, que deverá estar voltado para o banco traseiro, ou seja, a criança deverá ficar de costas para o motorista.

As crianças de um a quatro anos deverão utilizar cadeirinhas e deverão ser acomodadas para a frente do veículo, na posição vertical.

Já as crianças de quatro a sete anos e meio devem usar um assento de elevação ou booster, fixado pelo cinto de três pontos.

Crianças de 7 anos e meio a dez anos, ou com mais de 1,45 m de altura, podem ser transportadas apenas com o cinto de segurança, mas no banco traseiro.
 

Carros diferentes, aplicações também:

A nova regra não se aplicará aos veículos que possuem cintos de segurança de apenas dois pontos, a maioria fabricada até 1998. A exclusão ocorre em razão da falta de produtos de segurança infantil certificados pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) que sejam compatíveis com este tipo de equipamento.

A orientação do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) é que, nestes casos, não sejam aplicadas multas pela falta da cadeirinha, contudo, as crianças deverão ser transportadas com o cinto de segurança de dois pontos, colocado na região abdominal.

Deve-se lembrar que, no veículos que possuem somente o banco dianteiro, como utilitários e pick-ups, é permitido o transporte de crianças de até dez anos com o uso do respectivo dispositivo de retenção. A recomendação dos especialistas é para desativar o airbag frontal e ajustar o banco na última posição de recuo.
 

Prazo para adequação:

Usuários e motoristas tiveram dois anos para se adaptar à nova medida. Em São Paulo, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) irá autuar motoristas que estejam em desacordo à nova norma a partir de hoje (01/09) e a PM (Polícia Militar) a partir do dia 6. Já no Rio de Janeiro, as multas somente passarão a ser aplicadas no dia 8.

 

Problemas com DIREITO DE TRÂNSITO?

Você tem problemas com os documentos do seu automóvel ou habilitação? Nós podemos ajudar: nossos profissionais são capacitados para defender os interesses e direitos de condutores e proprietários de automóveis, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas. Leia aos nossos Artigos e Notícias relacionados ao Direito de Trânsito e, caso não tenha encontrado o que procura e necessite de nossos trabalhos, fale conosco para agendar atendimento ou contratar nossos serviços. Saiba, também, em quais localidades podemos atuar em seu favor, aqui. Aproveite e assinar ao nosso boletim mensal ou cadastrar-se em nosso website.
 

Avaliar Conteúdo
Sem avaliações
Link permanente

Gostaria de saber das autoridades locais aode posso comprar a cedeirinha, pois já fui em varias lojas e não acho, as multas deveriam ser aplicadas ao sobrar o equipamento nas lojas.